terça-feira, 11 de setembro de 2012

Programa Agenda Água na Escola

Programa mobiliza entidades ambientalistas, prefeituras e usuários de água em ações de educação ambiental para a gestão das águas

Programa Agenda Água na Escola

Iniciado em 2008, o Programa Agenda Água na Escola visa à formação de Jovens Gestores Ambientais das Águas e Florestas através de cursos, oficinas, e principalmente expedições ambientais de monitoramento da qualidade da água e de controle da ocupação e conservação da Faixa Marginal de Proteção dos rios. O Programa incentiva a adoção de trechos de rios pelas escolas para cuidar e preservar a água.

“A água é um recurso essencial à vida, de disponibilidade limitada, dotada de valores econômico, social e ecológico...”, estabelece a Lei Federal e Estadual de Recursos Hídricos, portanto é nossa obrigação proteger esse recurso. O Programa Agenda Água na Escola é uma ação que fortalece os Comitês de Bacias e apoia a consolidação da Política Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos, para que os jovens entendam o seu papel e possam participar dos comitês e apoiar projetos de recuperação ambiental desenvolvidos pelo setor público e privado.

A Educação Ambiental nas Escolas ocorre mediante a utilização de ferramentas que visam informar e sensibilizar as crianças sobre a questão ambiental com foco na sustentabilidade ambiental, no abastecimento de água e esgotamento sanitário mostrando a importância da melhoria das nossas práticas sobre o meio ambiente e considerando que essas crianças serão excelentes multiplicadores deste conhecimento.

Uma das ferramentas utilizadas para o desenvolvimento do conhecimento se dá por meio da utilização de Kits de análise. Estes kits são desenvolvidos para controle de qualidade da água, para ser utilizado, especialmente, por alunos a partir da quinta série ou comunidades em geral. As análises realizadas por estes kits (pH, fósforo total, nitrogênio amoniacal, cor, turbidez, Cloro livre, ferro, ortofosfato, nitrogênio amoniacal, cloreto, dureza total, oxigênio dissolvido, temperatura), demonstram a realidade do corpo d’água, e quais os caminhos deverão ser seguidos, visando a sua recuperação. Vale destacar que estes kits devem ser utilizados com o propósito de orientar e indicar para os seus usuários a presença/ausência de poluentes no corpo d’água, não podendo ser utilizados como punitivos. Esta restrição se dá pelo fato destes kits serem semi-quantitativos, ou seja, informam faixa de valores pré-determinadas. Para uma ação efetiva, com propósitos de fiscalização, deve-se recorrer a análises realizadas por laboratórios credenciados.

Após a análise realizada pelos kits, os participantes descobrem de imediato o estado em que a aquele corpo d’água se encontra, podendo assim discutir com os Educadores e refletir sobre as ações desejáveis.

O conjunto de atividades desenvolvidas ajuda na construção de uma agenda de prioridades para recuperação dos rios, a Agenda Água propriamente dita, que busca soluções locais e busca consolidar uma rede de comunicação e divulgação de ações da bacia, a Rede Agenda Água na Escola. Ele foi desenvolvido em 15 municípios e pretende chegar a mais 31 municípios e pelo menos 110 unidades de ensino até 2014 com recursos do FECAM e FUNDRHI é coordenado pela SEA/INEA.

Atualmente são nossos parceiros regionais os comitês de bacia: CBH Guandu, CBH Médio Paraíba do Sul, CBH Baía da Ilha Grande, CBH Piabanha, CBH Dois Rios e CBH Baía de Guanabara, Agevap e as ONGs executoras Nosso Vale Nossa Vida, GEMA, Consórcio BNG2 e Associarte. As prefeituras de Resende, Porto Real, Petrópolis e Teresópolis.

Lista de Escolas participantes do Agenda Água na Escola:

Escola Marina Graciani Fontanezzii - Porto Real
Escola Municipal Quinta do Lago - Petrópolis
Escola Municipal Major Júlio Frederico Koeller - Petrópolis
Escola Municipalizada Sergio Ribeiro Rocha - Petrópolis
Escola Municipal Antônio Santiago - Teresópolis
Escola Municipal Chiquinha Rolla - Teresópolis
Escola Municipal Manoel da Silveira M. Sobrinho - Teresópolis
Escola Municipal Professora Irene Sant'Ana do Vale - Teresópolis
Colégio Municipal Clécio Penedo - Barra Mansa
Colégio Municipal V. Paulo Basílio de Oliveira - Barra Mansa
Colégio Municipal Prefeito Leonísio S. Batista. - Barra Mansa
Escola Municipal Noel de Carvalho - Resende
Escola Municipal Professor Carlinhos - Resende
Escola Municipal Hetelvina Carneiro - Resende

Mais infirmações no nosso site:
http://agendaaguanaescola.eco.br/

E não deixe de curtir a nossa página e receba as notícias dos eventos do Programa Agenda Água!

Link da página:
http://www.facebook.com/pages/Programa-Agenda-Água/115330381949211

Sem comentários:

Enviar um comentário